top of page

Qual a diferença entre as afinações 440Hz e 432Hz?

 

Os instrumentos podem tanto ser afinados a partir de um Lá 440Hz como de um Lá 432Hz. A afinação em 440Hz é a mais comumente usada por orquestras e bandas em geral. Este é o padrão para instrumentos produzidos industrialmente. Terapeuticamente, porém, é muito utilizada a afinação com o Lá referência em 432Hz, pois está mais relacionado à frequência encontrada em diversas situações na natureza.


Qual é a diferença entre o Kântele Convencional e o Kântele Concha?

O Kântele Convencional, possui um corpo de ressonância, que o deixa com um volume um pouco maior. Já o Kântele Concha, por ter uma superfície de ressonância entalhada na madeira e não uma caixa acústica, tem um som mais suave. Além disso, o Kântele Concha é menor e mais leve. Seus contornos são arredondados.
Os dois instrumentos estão na escala pentatônica. A afinação do kântele de sete cordas segue a sequência – Ré . Mi . Sol . Lá . Si . Ré . Mi.

Como devo cuidar do meu Kântele?

Atenção com manuseio do seu Kântele. Sempre lave as mãos antes de tocar o instrumento!

Use uma flanela ou pano macio e seco depois do uso para retirar a gordura, o suor e a poeira das cordas e da madeira.
O suor nas cordas pode causar ferrugem.

Não deixe a chave de afinação na mão das crianças. Cuidado ao afinar o instrumento! É uma operação bastante delicada e as cordas podem quebrar. O movimento de afinação é bastante sutil. Para afinar, indicamos aplicativos de afinadores cromáticos grátis de celular: Soundcorset, Cifraclub ou Carltunes

Evite guardar objetos estranhos no estojo. Papéis e alguns tecidos podem reter umidade. Caso queira, utilize um tecido de Seda para cobri-lo!

Cuidado com as alterações radicais de temperatura e umidade pois pode desafinar o instrumento assim como danificar
a madeira. Nunca deixe o Kântele num carro fechado ao sol, pois também causar danos no instrumento.

Em lugares muito úmidos, recomendamos deixar o instrumento fora do estojo por uma ou duas horas nos dias mais secos.
O estojo deve ser colocado vazio ao sol por algum tempo, para evitar o mofo e mantê-lo seco. Pode-se também utilizar sachês de sílica-gel! Em lugares muito secos, retire o kântele do estojo apenas quando for tocá-lo.


Como afino meu Kântele?

Cuidado ao afinar o instrumento! É uma operação bastante delicada e as cordas podem quebrar. O movimento de afinação é bastante sutil.  

Com as mãos limpas, coloque o instrumento sobre uma superfície macia e plana.

Ficará mais fácil se você tiver afinador eletrônico (recomentados da marca Korg), ou um aplicativo de celular como Soundcorset, Cifraclub ou Carltunes. Cuidado para não passar do ponto e arrebentar a corda. Então recomendamos afrouxar a cravelha e ir apertando suavemente até atingir o tom.  A afinação do kântele de sete cordas segue a sequência – Ré . Mi . Sol . Lá . Si . Ré . Mi. Comece a afinar da mais grave para a mais aguda.

A PulsandoSom entrega seus instrumentos afinados em 440Hz, afim compor com instrumentos fabricados industrialmente, pois se trata de uma convenção musical.


Como afino a minha Mesa Lira?

Indicamos os afinadores eletrônicos fabricados pela Korg. Principalmente os modelos com possibilidade de utilizar uma presilha presa à cravelha onde as cordas estão fixadas, e que permitem alterar a nota Lá de referência para defini-la em 432Hz ou 440Hz.  Não recomendamos aplicativos para celular, pois sua aplicação na Mesa Lira pode ficar prejudicada devido interferências de outros harmônicos além da nota principal, que estarão soando junto.


Os Tubos Sonoros requerem uma escolha prévia quanto à afinação?

Sim. Você deve escolher a afinação entre 440Hz e 432Hz. Há maior predominância entre os terapeutas, de requisitá-los afinados na referência da nota Lá 432Hz.

Há quem requisite afinados na referência da nota Lá 440Hz, quando o interesse é de que os Tubos Sonoros atuem junto
com outros instrumentos que o profissional já possua, e que estejam afinados na referência  do  Lá 440Hz. Isto ocorre,
por exemplo, com instrumentos de sopro que, diferente dos instrumentos de corda, não permitem serem re-afinados em outra referência.

Assim, enquanto a afinação 440Hz está em concordância com a maioria dos instrumentos produzidos no mercado, a frequência  das notas quando afinadas com referência ao Lá 432Hz, apresentam maior afinidade com ciclos, frequências, encontradas na natureza, e por isso uma escolha mais voltada à terapia.  

São muitas as visões apontando causas históricas para a mudança da referência de afinação do Lá 432Hz para o Lá 440Hz, e você pode fazer seu estudo particular do assunto na internet.  
 

bottom of page