Kântele Pentatônico Tradicional
Preço
R$ 709,00 (Estojo Rígido)
R$ 630,00 (Estojo Macio)
Dimensões
C 44 x L 23 x A 3,5 cm
C 44 x L 23 x A 3,5 cm
Peso
2,50 Kg
1,64 Kg
Material
CORPO EM CEDRO ROSA E TAMPA DE RESSONÂNCIA EM COMPENSADO DE MARFIM*. A Chave de afinação e as cravelhas são cromadas, e importados da Europa. Para facilitar a reposição, as cordas são de violão de aço.
*Usamos o tampo de compensado pois neste tipo de instrumento, quase não há diferença de sonoridade em relação ao tampo de madeira maciça. Através dos nossos muitos anos na luteria, observamos que o tampo de madeira maciça pode rachar com as mudanças de umidade e temperatura, o que não acontece com o tampo de compensado.
Tessitura
Afinação pentatônica Ré, Mi, Sol, La, Si, Ré, Mi
Descrição
O Kântele Pentatônico possui 7 cordas afinadas na escala pentatônica (ré mi sol lá si ré mi). É Indicado para crianças de até 8 ou 9 anos e profissionais da área pedagógica e terapêutica. Ele é muito usado em diversos trabalhos de iniciação musical, conjuntamente com outros instrumentos pentatônicos, como metalofones e xilofones. Desta maneira, pode-se criar pequenas “orquestras” de improvisação, obtendo-se facilmente melodias harmoniosas. "design de Marcelo S. Petraglia (1993) - www.ouvirativo.com.br" Acompanha a apostila Tocando Kântele em PDF, com links para músicas no nosso Canal do YouTube.
Recomendações:
Atenção com manuseio do seu Kântele. Não deixe a chave de afinação na mão das crianças. Cuidado ao afinar o instrumento! É uma operação bastante delicada e as cordas podem quebrar. O movimento de afinação é bastante sutil. Para afinar indicamos aplicativos de afinadores cromáticos grátis de celular: Soundcorset, Cifraclub ou Carltunes. Antes de mais nada, lave as mãos e coloque o instrumento num local plano e de preferência sobre uma flanela ou algodão. A afinação do kântele pentatônico, segue a sequência – Ré . Mi . Sol . Lá . Si . Ré . Mi. Inicia-se da mais grave para a mais aguda.
Para limpar o kântele, passe uma flanela seca após o uso para retirar a gordura, o suor e a poeira das cordas e da madeira. O suor das mãos nas cordas pode oxidá-las, deixando-as escurecidas e desgastadas antes da hora.